ID Jovem:

Um passaporte para a cultura e o lazer

O ID Jovem é um documento que garante a jovens de baixa renda o acesso a diversos benefícios culturais e de lazer, como meia-entrada em eventos e vagas gratuitas ou com desconto no transporte interestadual.

Quem pode tirar o ID Jovem?

Para ter direito ao ID Jovem, o jovem deve estar na faixa etária de 15 a 29 anos e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Como tirar o ID Jovem?

O primeiro passo para tirar o ID Jovem é acessar o site do programa e preencher um formulário. Depois, é necessário comparecer a um posto de atendimento do Ministério da Cidadania para fazer a validação dos dados e tirar a foto para o documento.

Quais são os benefícios do ID Jovem?

Os benefícios do ID Jovem são:

Dicas para tirar o ID Jovem

Para tirar o ID Jovem, é importante ter em mãos os seguintes documentos:

É importante também tirar a foto para o documento com boa qualidade, de frente, com fundo branco e sem acessórios.

Se você não tiver acesso à internet, pode solicitar o formulário do ID Jovem em um posto de atendimento do Ministério da Cidadania.

Informações extras que podem ser úteis

Por que o ID Jovem é importante para estudantes de ensino médio?

O ID Jovem é uma ótima oportunidade para estudantes de ensino médio aproveitarem a sua juventude e descobrirem novas coisas. Com o documento, eles podem ter acesso a eventos culturais e esportivos de forma mais acessível, o que pode ajudá-los a desenvolver o seu senso crítico e cultural. Além disso, o ID Jovem também pode ser usado para viajar com desconto, o que pode ser uma ótima opção para quem quer conhecer novas cidades e culturas.

Conclusão

O ID Jovem é um documento importante para os jovens de baixa renda, pois garante acesso a diversas oportunidades culturais e de lazer. Portanto, se você tem entre 15 e 29 anos e está inscrito no CadÚnico, não deixe de tirar o seu ID Jovem.

Aqui vão algumas dicas extras para estudantes de ensino médio que querem tirar o ID Jovem:

Texto por: Vilson Arco @vilsonarco - 3º ano do Ensino Médio, série: A, manhã. | Publicado em 27/08/2023